+

Estação Jandaia

A Estação Experimental do Vale do Ivaí, esta localizada no município de Jandaia do Sul, situada na região Norte do Estado do Paraná à aproximadamente 400 km da capital Curitiba, 50 km de Maringá e 70 Km de Londrina, na microbacia do Rio Ivaí.

A Estação Experimental foi criada em 2000 para atender as necessidades da pesquisa diretamente a campo com a cultura da Estévia (Stevia rebaudiana)Bert.Bertoni, e está coligada diretamente ao Núcleo de Estudos de Produtos Naturais-NEPRON, situado na Universidade Estadual de Maringá.

A Estação conta com uma área de 2 hectares da cultura da Estévia, exclusivamente para ensino, pesquisa e extensão. A Estação conta uma equipe técnica, formado por pesquisadores e profissionais da área.

 
 

A Estação é assistida pelo pesquisador, Engenheiro Agrônomo, Prof. Msc. José Walter Pedrosa Carneiro da Universidade Estadual de Maringá, vinculado ao Departamento de Agronomia, pelo Engenheiro Agrônomo Marco Aurélio Severo Bueno, ligado ao Núcleo de Estudos em Produtos Naturais-NEPRON, e pelo técnico agrícola Márcio Valério do escritório de planejamento agrícola PLANAJAN, situado em Jandaia do Sul.

Atualmente são realizados diversos testes para o controle de moléstias, pragas, controle de plantas daninhas, adubação e irrigação, na cultura.

Junto a Estação está sendo desenvolvido um secador para a cultura da Estévia , trazendo assim maior comodidade ao produtor, além de não comprometer a sua colheita com relação as condições do tempo, que prejudica sua conformidade ao produto, causando perdas significativas na sua lucratividade.

O principal objetivo da Estação Experimental do Vale do Ivaí é levar até o produtor rural ,o mais atual e tecnificado método, além de assistência técnica especializada para o seu sucesso no cultivo da Estévia.